sexta-feira, 22 de maio de 2020

Submissão



A Bíblia é  cheia de ensinamentos, tudo o que precisamos encontramos nesta preciosidade, pois para mim ela é  de muito valor e muito preciosa.

Muitas mulheres tem sido cobradas, por serem insubmissas aos seus respectivos maridos.
Muitas são até humilhadas por não se enquadrar ao papel de uma esposa obediente. Sua casa muitas vezes tem sido palco de brigas por não  entender ou aceitar baixar a cabeça para o seu esposo.

Realnente, isto vem sendo muito discutido até  os dias de hoje nas igrejas em geral, até  mesmo fora da igreja, há  muitas especulações, homens machistas distante de Cristo e  mulheres  que envergonham seu  marido e por aí  vai...

Mas a verdade é  Muitas não apreenderam, outras sabem mas não aceitam.
O Espírito  Santo, maravilhoso como sempre, em toda sua inteligência e supremacia, por intermédio  do apóstolo  Paulo, falou-lhe sobre a liderança  espiritual da família,  e uma dessas orientações é  sobre a submissão.

Em Efesios, verso 5.22  diz assim: Mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.

Logo de antemão  lemos que primeiramente esta esposa precisa ser submissa ao Senhor Jesus que  é  o mediador de sua  vida, correto! Por qual motivo submeter-se a Cristo antes do marido? A uma lógica para isso quando uma esposa  se submete  ao Senhor  conseqüentemente  ela conseguirá ser  submissa a seu esposo.
 Se ela não obedecer as ordens  de Cristo jamais conseguirá fazer o mesmo com seu esposo.  Se sou submissa a Deus, serei submissa a liderança do meu esposo, pois, abaixo do Senhor Jesus, ele é  o  único líder da minha casa. 

Uma esposa que não  se lançou  totalmente aos pés  do Senhor Jesus, e não o conhece a mesma não consegue ser submissa.
Em Efesios 5.23  diz: Porque o marido é  o cabeça  da mulher, como também  Cristo é  o cabeça  da igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo.
A obediência que a esposa apresenta ao esposo, é  a mesma obediência que ela tem para com Cristo. Se obedeço  a Cristo,  também  consigo obedecer meu esposo. 


 Efesios 5. 24  diz:  Como porém,  a igreja está  sujeita a Cristo, assim também  as mulheres  sejam submissas ao seu marido.
Como igreja nos sujeitamos, nos submetemos aos ensinamentos do Senhor Jesus e vivemos em obediência a Ele. Assim também  temos de ser para com nossos esposos.

A mulher em obediência  a Deus se  submete ao seu esposo. Suponho que este verso mostra que o esposo possua   a mesma conduta que a de Cristo, mas, vejo que isso só  e possível  quando o marido conhece a Deus, porque o que não conhece jamais terá a mente de Cristo, dificilmente saberá  conter sua esposa de forma honrosa, cuidar, zelar dentro dos princípios bíblicos os quais ele deve praticar. 

É  evidente que uma espsoa de marido não crente, ela sendo serva, vai honrar ao Senhor sendo submissa ao marido, porém  terá  de vigiar muito, para que seu marido não crente  a coloque em situações  onde ela possa ser insubmissa ao Senhor Jesus.

Submissão não  tem nada a ver com: se o marido é delicado ou não. Derrepente a mulher pensa assim: se ele for bonzinho serei submissa, se não for, também não serei.
Se ele me der tudo o que eu quero serei submissa,  se não for assim, também nnão serei, por acaso somos submissas a Deus dessa forma? Se Deus me der eu o obedeço... não podemos ser tão cegas e tão infantis ao mesmo tempo para não perceber que um comportamento assim é  simplesmente de alguém que não possui temor a Deus.

Quando somos submissas primeiramente ao Senhor  conseguimos ser submissa independentemente da situação ao nosso esposo. 
Uma esposa que não se submete ao marido, consegue diminui-lo a cada dia.